Cachorro testa positivo para novo coronavírus e preocupa médicos

Animal testou positivo para a doença e preocupa médicos

Um cachorro da raça boxer foi diagnosticado com coronavírus em Belo Horizonte. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, que desenvolvem uma pesquisa financiada pelo CNPq e pelo  Ministério da Saúde sobre o comportamento do vírus em animais.

O cão que testou positivo vive com uma família que estava contaminada com a covid-19. O animal não apresentou sintomas.

De acordo com o professor que coordena pesquisa, David Soeiro, do Laboratório de Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, os resultados do estudo reforçam a ideia de que os animais podem ser contaminados no convívio com os humanos, e não o inverso.

Para pessoas contaminadas com a covid-19, o professor recomenda evitar dormir com os animais para não transmitir o vírus para eles.

PRIMEIRO CASO

Este é o primeiro caso de animal de estimação diagnosticado com o coronavírus em Belo Horizonte, mas não é o único no Brasil.  Desde o início da pandemia, já foram confirmados 11 testes positivos de covid-19 já em animais. Além do cachorro em Belo Horizonte, foram infectados um gato em Cuiabá; quatro cães e um gato em Curitiba; dois gatos no Recife e um cão e um gato em Campo Grande.

Desembargador Tyrone Silva não é mais presidente do TRE-MA

Desembargador Tyrone Silva deixa a presidência do TRE-MA após dois anos
foto: reprodução internet

Nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o desembargador Tyrone Silva participou de sua última sessão jurisdicional como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. É que na sexta, 26, encerra seu biênio de membro efetivo.

Antes de encerrada a sessão – transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube, os membros proferiram palavras de carinho e reconhecimento ao magistrado, ressaltando a forma correta e brilhante com que ele conduziu os trabalhos diante de uma eleição desafiadora que foi a de 2020 no contexto da pandemia.

Em seu discurso de encerramento e agradecimento, o desembargador Tyrone lembrou que a boa gestão da coisa pública impõe aos administradores que se esforcem quanto ao planejamento, execução e monitoramento das ações que promovem os resultados esperados, com a qualidade devida e custo razoável. Que mesmo dentro das limitações orçamentárias do Regional foi possível realizar algumas ações como a inauguração do novo cartório de Barreirinhas, a aquisição do prédio doado pela Superintendência do Patrimônio da União no Maranhão onde funcionará as duas zonas eleitorais de Pedreiras, cujas obras de reforma devem ser iniciadas logo após a liberação do orçamento 2021 para serem concluídas na próxima gestão.

“Sem dúvida nenhuma, o maior desafio de minha administração foi a realização das eleições em meio à pandemia. O sucesso foi alcançado porque todos estavam de mãos dadas: corregedor, membros e o procurador, juízes, promotores, servidores e colaboradores com o único objetivo de realizar uma eleição tranquila, sem atropelos, segura, com zelo e permitindo dessa forma que o eleitor exercesse o seu direito. Foi uma eleição que todos nós estamos convencidos de que acertamos em fazê-la, a mais perfeita possível, dentro das dificuldades que nós tínhamos com a pandemia”, pontuou.

Concluiu dizendo: “Saio daqui muito reconfortado, alegre. Foi um momento realmente de experiência profissional e de vida também. Nós vivemos num ambiente político, de demandas políticas, que trata muito de perto a questão da cidadania, da democracia, enfim, foi um aprendizado espetacular, realmente”.

Relatório de Gestão

Atendendo à Resolução CNJ nº 95/2009, informações consideradas relevantes foram compiladas em Relatório de Transição que será entregue aos novos dirigentes que tomarão posse dia 1º de março. O documento atribui maior transparência e eficiência ao processo de transição, proporcionando continuidade do que está em andamento para cumprimento da estratégia institucional.

Igual balanço fez o desembargador Joaquim Figueiredo, atual corregedor, que apresentou um levantamento dos feitos realizados à frente da Corregedoria durante o seu período de atuação.

Medalhas

Como último ato, o desembargador Tyrone Silva concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, a maior honraria da justiça eleitoral maranhense, a Renato Madsen Arruda (superintendente da Polícia Federal do Maranhão), Leonardo do Nascimento Diniz (delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão), coronel Márcio Robert Feitosa de Araújo (comandante-adjunto-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão), inspetor Paulo Fernando Nunes Moreno (superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão) e para o capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto (comandante dos Portos do Maranhão).

Uma sexta Medalha, categoria servidor, foi entregue a Jaqueline Morgado Pinto, esposa do tenente coronel Ronilson Gomes Pinto, que atuava na seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional que faleceu no último dia 28 de janeiro.

A cerimônia de entrega das Medalhas ocorreu no plenário do TRE-MA apenas na presença dos homenageados acompanhados de familiares, dos membros da Corte Cristiano Simas de Sousa e Luís Fernando Xavier Guilhon Filho e do diretor-geral, Gustavo Vilas Boas, em razão da pandemia.

Fonte: TRE-MA

Morre paciente deixada em sala de cirurgia durante curto-circuito

Lorena Muniz foi abandonada na sala de cirurgia durante princípio de incêndio acabou morrendo  Imagem: reprodução internet

POR MARIANA GONZALEZ, Universa

Lorena Muniz, uma mulher trans de Recife, teve a morte cerebral confirmada neste domingo (21), dias depois de ser deixada sedada por médicos em uma sala de cirurgia durante o princípio de incêndio na clínica em que colocaria próteses mamárias.

Segundo seu marido, Washington Barbosa, informou nas redes sociais, Lorena veio a São Paulo com uma amiga para realizar o procedimento, que era seu maior sonho. Aqui, ela chegou a receber anestesia e estava deitada na maca quando um curto circuito atingiu a clínica Saúde Aqui, na Liberdade, região centro de São Paulo.

A cena foi publicada pela vereadora Érika Hilton (PSOL-SP) e pela deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), gabinetes estão prestando apoio ao marido da vítima.

Para acessar o vídeo clique aqui 

O gabinete de Malunguinho informou em nota que, segundo o marido de Lorena e testemunhas que estavam com ela no dia da cirurgia, a jovem só foi socorrida com a chegada dos bombeiros, que a levaram ao hospital. Lorena morreu no pronto-socorro do Hospital das Clínicas, onde estava internada em estado grave há cinco dias, desde o ocorrido.

“Vida de Lorena valeu R $ 4 mil”

A Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) se manifestou na tarde de domingo, lamentando a morte de Lorena e lembrando que o implante de próteses mamárias é um sonho de mulheres de mulheres trans como ela.

Infelizmente, Lorena é mais uma vítima da opressão de gênero, da pressão estética e do estado de saúde específica da população trans. Este não é um caso isolado“, diz a Antra, em nota.

DEPOIMENTO DO MARIDO

Sou casado quase seis anos com uma mulher trans, que tinha o sonho de colocar silicone. Ela foi a São Paulo realizar a cirurgia com um médico bem famoso entre mulheres trans. Houve um curto-circuito na clínica na última quarta-feira ( 17), quando ela foi fazer a cirurgia. O ar condicionado pegou fogo, todos saíram correndo, ela ficou lá, sedada, inalando fumaça. Chegou a ficar sete minutos inconsciente, e isso gerou prejuízo na circulação do oxigênio no cérebro dela, e agora ela não está reagindo “, afirmou Washinton, em seu Instagram, na última sexta-feira (19).

Homem morre de Covid e pode ter pego doença dentro de hospital

Adilson teria morrido de Covid-19 em função da nova variante do vírus.                                         Foto: Reprodução internet

A vida de Adilson Cardoso de Jesus, um morador de Belford Roxo, de 55 anos, foi uma saga que se encerrou de modo trágico. Ele sobreviveu ao desemprego por um ano. E, por um bom tempo, conviveu com cardiopatia crônica e cirrose. Foi por causa de um líquido no fígado que bateu às portas da emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu (da Posse), onde, segundo a família, foi contaminado e contraiu a Covid-19. Sem ter saído recentemente do estado, foi um dos primeiros pacientes infectados por variantes do coronavírus no Rio e o primeiro óbito confirmado.

Na noite desta quinta-feira, dia 18, a Secretaria estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmaram a transmissão comunitária das variantes do vírus no Estado. Segundo as duas pastas, “o levantamento constatou que, com exceção do paciente oriundo de Manaus, os demais são autóctones, ou seja, a contaminação aconteceu dentro do próprio estado. Desta forma, a avaliação confirmou que as novas cepas já estão circulando em pelo menos um município do estado, o Rio de Janeiro, e provavelmente, Nova Iguaçu”.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde, há possibilidade de que a variante do vírus esteja circulando em outros municípios, “uma vez que a capital tem grande atividade econômica e alta circulação de pessoas de várias cidades da Região Metropolitana”. No entanto, informou a subsecretaria, “essa informação só poderá ser confirmada a partir de evidências laboratoriais”.

Diante da confirmação da transmissão comunitária das novas variantes, as autoridades de saúde do Rio “reforçam a necessidade de que sejam intensificadas as medidas de prevenção de contágio: uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social”.

Paciente passou por duas unidades de saúde

Adilson deu entrada no Hospital da Posse em 15 de janeiro. No dia 28, sua família foi informada que ele estava com Covid-19, e que fora transferido para uma ala específica para tratamento da doença. O quadro se agravou, e Adilson foi levado, em 1º de fevereiro, para o Instituto Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, onde morreu.

“Ele foi contagiado no quarto do Hospital da Posse, não era nem na CTI. Nos falaram, no hospital, que ele pegou de um outro paciente, que acabou falecendo também. Depois, foi rapidamente entubado, e chegou no Evandro Chagas em estado grave”, conta a nora Cíntia, localizada pelo EXTRA, acrescentando que a família foi informada do óbito um dia depois: “Só consegui entrar em contato com o hospital no dia seguinte (sábado, dia 6), quando nos comunicaram do falecimento”, concluiu.

A família relata ainda que, na enfermaria de isolamento, Adilson ficou internado junto com outros seis pacientes, todos com direito a um acompanhante, mesmo havendo o risco de contágio. Apesar de a morte ter ocorrido no dia 5 de fevereiro, apenas na terça-feira uma equipe de Vigilância em Saúde de Belford Roxo foi à casa da ex-esposa de Adilson, segundo relato de familiares. Na quarta-feira, no fim da tarde, esteve na casa de Cíntia.

Fonte: Jornal Extra. Para acessar matéria original clique aqui

Deputado federal preso pode ser abandonado pelo presidente

Deputado Daniel Silveira mostra proximidade e com o presidente Jair Bolsonaro
foto: reprodução internet

Jair Bolsonaro ficou incomodado com a prisão do deputado Daniel Silveira, preso após ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal, mas está sendo aconselhado por aliados a abandoná-lo, de modo a não alimentar uma nova crise entre os poderes.

“Segundo interlocutores, Bolsonaro e integrantes da ala ideológica ficaram contrariados com a prisão ordenada pelo STF, principalmente por ela ter sido feita com base num vídeo publicado nas redes sociais. Eles temem que a medida abra brecha para novas punições de bolsonaristas mais radicais, que têm um histórico de defesa da ditadura militar e de ataques ao Supremo. No entanto, o presidente foi orientado a permanecer distante, sob o argumento de que Silveira não é membro do governo e que o tema é da alçada do Judiciário e do Legislativo”, aponta reportagem da Folha de S. Paulo.

“Um aliado de Bolsonaro argumenta que qualquer posicionamento sobre o assunto transformaria o problema numa confrontação entre os Três Poderes, com potencial de contaminar as prioridades do governo no Legislativo”, pontua ainda a reportagem.

Fonte: Brasil247.com Para acessar matéria completa clique aqui