Desembargador Tyrone Silva não é mais presidente do TRE-MA

Desembargador Tyrone Silva deixa a presidência do TRE-MA após dois anos
foto: reprodução internet

Nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o desembargador Tyrone Silva participou de sua última sessão jurisdicional como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. É que na sexta, 26, encerra seu biênio de membro efetivo.

Antes de encerrada a sessão – transmitida ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube, os membros proferiram palavras de carinho e reconhecimento ao magistrado, ressaltando a forma correta e brilhante com que ele conduziu os trabalhos diante de uma eleição desafiadora que foi a de 2020 no contexto da pandemia.

Em seu discurso de encerramento e agradecimento, o desembargador Tyrone lembrou que a boa gestão da coisa pública impõe aos administradores que se esforcem quanto ao planejamento, execução e monitoramento das ações que promovem os resultados esperados, com a qualidade devida e custo razoável. Que mesmo dentro das limitações orçamentárias do Regional foi possível realizar algumas ações como a inauguração do novo cartório de Barreirinhas, a aquisição do prédio doado pela Superintendência do Patrimônio da União no Maranhão onde funcionará as duas zonas eleitorais de Pedreiras, cujas obras de reforma devem ser iniciadas logo após a liberação do orçamento 2021 para serem concluídas na próxima gestão.

“Sem dúvida nenhuma, o maior desafio de minha administração foi a realização das eleições em meio à pandemia. O sucesso foi alcançado porque todos estavam de mãos dadas: corregedor, membros e o procurador, juízes, promotores, servidores e colaboradores com o único objetivo de realizar uma eleição tranquila, sem atropelos, segura, com zelo e permitindo dessa forma que o eleitor exercesse o seu direito. Foi uma eleição que todos nós estamos convencidos de que acertamos em fazê-la, a mais perfeita possível, dentro das dificuldades que nós tínhamos com a pandemia”, pontuou.

Concluiu dizendo: “Saio daqui muito reconfortado, alegre. Foi um momento realmente de experiência profissional e de vida também. Nós vivemos num ambiente político, de demandas políticas, que trata muito de perto a questão da cidadania, da democracia, enfim, foi um aprendizado espetacular, realmente”.

Relatório de Gestão

Atendendo à Resolução CNJ nº 95/2009, informações consideradas relevantes foram compiladas em Relatório de Transição que será entregue aos novos dirigentes que tomarão posse dia 1º de março. O documento atribui maior transparência e eficiência ao processo de transição, proporcionando continuidade do que está em andamento para cumprimento da estratégia institucional.

Igual balanço fez o desembargador Joaquim Figueiredo, atual corregedor, que apresentou um levantamento dos feitos realizados à frente da Corregedoria durante o seu período de atuação.

Medalhas

Como último ato, o desembargador Tyrone Silva concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, a maior honraria da justiça eleitoral maranhense, a Renato Madsen Arruda (superintendente da Polícia Federal do Maranhão), Leonardo do Nascimento Diniz (delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão), coronel Márcio Robert Feitosa de Araújo (comandante-adjunto-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão), inspetor Paulo Fernando Nunes Moreno (superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão) e para o capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto (comandante dos Portos do Maranhão).

Uma sexta Medalha, categoria servidor, foi entregue a Jaqueline Morgado Pinto, esposa do tenente coronel Ronilson Gomes Pinto, que atuava na seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional que faleceu no último dia 28 de janeiro.

A cerimônia de entrega das Medalhas ocorreu no plenário do TRE-MA apenas na presença dos homenageados acompanhados de familiares, dos membros da Corte Cristiano Simas de Sousa e Luís Fernando Xavier Guilhon Filho e do diretor-geral, Gustavo Vilas Boas, em razão da pandemia.

Fonte: TRE-MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *