Apagão deixa clientes do maior supermercado da capital ás escuras

Apagão no Mateus do Renascença deixa clientes às escuras

Clientes do supermercado Mateus, no bairro Renascença ficam às escuras na tarde desta quinta-feira, 30. O problema começou por volta das 13h30 quando a energia elétrica foi interrompida pela primeira vez. Durantes vários minutos os corredores de um dos maiores supermercados da capital ficaram às escuras. Clientes usavam as lanternas dos celulares para encontrar produtos e olhar preços.

Por várias vezes a energia voltava e em questões de minutos ficava novamente no escuro. Alguns caixas ainda conseguiram atender clientes e efetuar as compras. Porém, muitos ficaram sem poder pagar as compras porque mesmo registrando os produtos, os caixas não podiam receber os pagamentos por não haver conexão com o servidor. E por fim a energia foi interrompida de vez e todos os caixas apagaram deixando clientes nas filas com carrinhos cheios de compras e repletos de insatisfação. Muitos desistiram e foram embora.
Um prejuízo grande para a empresa e transtornos para os consumidores.

ACONTECEU

Foi neste mesmo supermercado que há alguns dias um princípio de incêndio deixou o prédio cheio de fumaça levando clientes a momentos de pânico.

Disputa por direção do partido político Pros acaba na polícia

Collor e Telmário Mota, nas extremidades, e Zenaide Maia, ao centro, se filiaram ao Pros no início de 2019. Bancada do partido no Congresso declara apoio a presidente destituído. Foto: Pros

A crise no Pros toma rumos de guerrilha interna com cenas como invasão à sede nacional em Brasília com homens armados e até um suposto contra-ataque para a retomada do imóvel devido a recente pouso de helicóptero no local. Mas é a troca de denúncias que mais desgasta os dirigentes do Pros. Seus personagens parecem ter saído de um faroeste macarrônico. O caso foi parar na Polícia Civil do DF e na Justiça.

O presidente e fundador do partido, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, foi alvo de uma manobra para tentar afastá-lo do cargo por um grupo de dissidentes, chamados por ele de “golpistas”. O grupo ocupou, no último dia 11, a sede do Pros, na capital federal, uma casa no Lago Sul. Cerca de 50 seguranças armados são mantidos dentro e fora do imóvel. A disputa envolve o controle de recursos dos fundos partidário e eleitoral, que, somados, devem chegar este ano a R$ 80 milhões.

Os “rebeldes” realizaram, de surpresa, uma reunião na sede do partido para que a direção nacional fosse destituída e assim tentar dar legalidade ao ato. Mas Eurípedes Júnior permanece como presidente do Pros perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . É o que consta na página oficial.

Para remover Eurípedes do cargo, o grupo rebelde alegou que o então dirigente cometeu “diversas infrações disciplinares, especialmente por desviar recursos partidários e negociar a legenda em evidente prejuízo do partido e para auferir vantagens financeiras e pessoais”.

Eurípedes tenta a reintegração de posse da sede do partido e a anulação do que chama de golpe. Na semana passada, um helicóptero pousou próximo ao imóvel. O episódio foi considerado uma tentativa de intimidação pelos autodeclarados novos dirigentes. A assessoria de Eurípedes afirma que o helicóptero não tem relação alguma com o partido ou com ele e que o pouso foi feito por motivos técnicos conforme o próprio piloto da aeronave informou posteriormente. Então, o grupo rebelde que se apropriou da sede teria distorcido a informação.

A guerra interna no Prós está sendo travada pelas redes sociais oficiais do partido, pois o grupo rebelde se apoderou do Facebook, Instagram e Twitter e emite informações de que Eurípedes foi destituído. Mas o site oficial do partido permanece sob o controle do fundador da legenda.

BANCADA FEDERAL

A bancada do Pros no Congresso Nacional soma dez deputados federais e três senadores. Em nota, eles declaram apoio a Eurípedes Júnior. O documento foi assinado pelos líderes das bancadas das duas Casas, senador Telmário Mota (RR) e Toninho Wandscheer (PR).

“Os senadores, bem como os deputados federais do Pros, reconhecem a plena vigência de mandato da atual Executiva Nacional, presidida por Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, e repudiam a nota que foi indevidamente veiculada por pessoa não autorizada no site do partido mencionando nova composição”, destacaram os parlamentares. O senador Fernando Collor (AL) também se manifestou em apoio a Eurípedes Júnior nas redes sociais.

Fonte: congressoemfoco.uol.com.br

Governo e Sebrae irão implementar empreendedorismo nas escolas

Parceria prevê capacitação de professores pelo Sebrae, para a aplicação da metodologia

Incentivar o desenvolvimento do espírito empreendedor em jovens estudantes maranhenses, tendo como princípio o empreendedorismo como ferramenta transformadora. Esse é um dos objetivos do projeto ‘O despertar de futuros empreendedores’, fruto da parceria firmada entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Sebrae Maranhão.

Durante o lançamento do projeto, ocorrido na terça-feira (28), além da assinatura do Termo de Parceria, foram apresentados os conteúdos e materiais didáticos que serão trabalhados durante todo o ano letivo, através da metodologia ‘Despertar’, desenvolvida pelo Sebrae.

O secretário adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello, explica que metodologia será implementada, primeiramente, em 48 Centros Educa Mais – que são escolas pilotos no estado na implantação do Novo Ensino Médio – e nas unidades vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

“É um momento muito especial para a Secretaria de Educação e também para o Sebrae porque nós estamos firmando uma parceria importante, que visa fomentar a cultura empreendedora nos jovens maranhenses e com a implementação do novo Ensino Médio, abre um novo leque de oportunidades, que flexibilizam o ensino. Assim nós temos opções, tempo e espaço para implementar projetos como esse. Os projetos chamados ‘empreendedores’”, disse André Bello.

CAPACITAÇÃO

A parceria prevê a realização de capacitação de professores pelo Sebrae, para a aplicação da metodologia, com o acompanhamento permanente de técnicos da instituição. Metodologia essa que trabalha uma visão ampla do empreendedorismo, trabalhando a formação de jovens empreendedores e a disseminação de valores como: cooperação, cidadania e ética, por meio de práticas pedagógicas específicas como: leitura, trabalhos de campo, além da realização de uma edição da Feira Jovem Empreendedor.

“Nós vamos promover formações para nossos professores, capacitá-los para que eles possam atuar nesse projeto da cultura empreendedora. Na prática serão ações que incluem: aulas, práticas experimentais, ações internas e externas voltadas para o empreendedorismo. O nosso objetivo central e a longo prazo é que tenhamos, aqui no Maranhão, instituído o espírito empreendedor nos nossos jovens, porque é necessário e o crescimento do estado passa por isso”, reafirmou o secretário adjunto.

Para o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, essa é uma parceria de extrema importância, pois possibilita aos estudantes maranhenses pensarem o mercado de trabalho de uma forma diferente, o que é muito importante para o momento pelo qual o país passa.

“Nós queríamos agradecer ao governador Flávio Dino e à Secretaria de Educação que está fazendo essa parceria confiando no Sebrae. Nós confiamos que com esse trabalho a gente consiga oferecer uma qualidade de vida maior para os nossos alunos, no futuro, para as famílias deles, pois eles vão pensar diferente. Eles não vão pensar dentro de uma caixinha, eles vão pensar que é possível empreender. Empreender no serviço público, empreender em empresas, criando um movimento salutar que vai proporcionar um futuro melhor para o estado do Maranhão”, afirmou Albertino Leal.

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

A priori a expectativa é capacitar mais de 300 professores em todo o estado, trabalhando de forma criativa e inovadora, com linguagem e estratégias adequadas e alinhadas à realidade local, às necessidades de mercado e às tendências pedagógicas atuais, onde estudantes e professores serão levados a desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores, em um processo que beneficiará não só as unidades escolares como também a sociedade em geral.

O professor de Língua Portuguesa do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, Carlos Eduardo Costa, acredita que essa possibilidade de incluir o empreendedorismo nas escolas será uma oportunidade muito grande para os estudantes descobrirem novas formas de trabalho, já que eles são muito criativos e têm ‘gana’ por ter suas próprias coisas e uma necessidade muito grande de buscar aquilo que eles desejam.

“Através do empreendedorismo eu acredito que isso vá possibilitar fomentar cada vez mais esse desejo neles, pois como vimos aqui não basta sonhar, tem que fazer isso acontecer. E eu acredito que essa parceria, essa iniciativa, vai ajudar muito nossos estudantes para que eles alcancem novas formas, novos rumos e também possam incentivar os familiares, irmãos, primos, porque quando os amigos, por exemplo, perceberem que eles estão alcançando novas coisas, também vão se sentir motivados para isso. É uma oportunidade muito grande para os professores se descobrirem empreendedores, o que vai ser uma forma de até ter uma renda extra”, disse o professor.

“Esse é um projeto ousado, mas que vem na hora certa, porque os Centros, principalmente os Centros Educa Mais, já trabalham o sonho do aluno, o futuro, e trabalhando agora o empreendedorismo fica muito mais fácil para ele se encontrar. A gente tem que motivar esses alunos, precisamos abraçar esse projeto de uma iniciativa tão bonita, tanto do Governo do Estado, quanto do Sebrae e que vai facilitar muito a vida dos nossos jovens que, às vezes, não têm muita oportunidade no mercado de trabalho. Ele já vai sair com um direcionamento, um foco, do que ele pode fazer, ele não vai se sentir tão perdido”, concluiu a gestora geral do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Christiane Praseres.

Othelino destaca aliança entre Assembleia, Câmara e Prefeitura

Presidente da Assembleia durante inaugurações na cidade de Pinheiro

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na quarta-feira (22), do lançamento de um pacote de obras no município de Pinheiro. Na solenidade, foram assinadas ordens de serviço para revitalização da Praça do Centenário e construção do segundo módulo da feira municipal e do Centro de Imagem do Hospital Dr. Antenor Abreu.

“São conquistas importantes que, sem dúvida, atendem ao sonho da população pinheirense, que há décadas espera por estes equipamentos públicos, adquiridos graças à parceria e união entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Prefeitura. É sempre razão de muita alegria participar da entrega de ações e benefícios para esta cidade tão querida. Que essa forte aliança entre os políticos se traduza sempre em benefícios”, acentuou o presidente.

Além do lançamento das obras, uma ambulância foi entregue à população, por meio de emenda da deputada Dra. Thaíza Hortegal (PP). A parlamentar agradeceu o apoio do presidente Othelino Neto. “São várias obras prometidas e que, agora, estão sendo entregues. Outra ambulância chegará em fevereiro, conquistada graças a ajustes administrativos e a um severo controle de gastos na Assembleia. Agradeço ao presidente Othelino Neto, que não tem medido esforços e tem atendido, comigo, às demandas para Pinheiro. Temos feito a boa política, com compromisso e resultados”, ressaltou Thaiza Hortegal.

Emendas

O prefeito do município, Luciano Genésio, destacou que a parceria com o Parlamento Estadual, assim como com a Câmara Federal, tem contribuído para o desenvolvimento de Pinheiro. “As inúmeras emendas colocadas por deputados estaduais e federais fizeram com que Pinheiro se tornasse um polo na área da saúde, educação e indústria. Agradeço, em especial, ao presidente Othelino Neto, que compreendeu que Pinheiro precisa de atenção. Ele tem sido um interlocutor importante no desenvolvimento do nosso município”, disse.

A união entre os poderes também foi ressaltada pelo deputado federal André Fufuca. “Todos esses benefícios são frutos da união de várias forças. Nós sabemos que a manutenção é muito cara e sem ela não funciona”, disse, enfatizando a destinação de recurso para a manutenção do Centro de Imagem.

COMPLICADO: MEC suspende inscrições para o Prouni

Milhares de brasileiros com dificuldades para ingressar no ensino superior

Inicialmente programadas para terem início nesta terça-feira (28), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) foram suspensas pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (27). O ministério ainda não estipulou nova data.

A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região suspender a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, o cronograma do do Sisu e o do Prouni, ambos programas de acesso à educação superior, só serão divulgados após uma decisão final da justiça.

O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior. Já o Prouni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Mas ambos utilizam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como foi comprovada a falha na correção de algumas provas do Enem, a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de suspender a divulgação dos resultados do Sisu. A ideia é não comprometer a transparência e a lisura do procedimento que dá acesso às vagas, seja de um programa, seja de outro.

Segundo a DPU, em seu pedido, a revisão das notas pode provocar alteração nos resultados finais de todos os candidatos. E essa alteração, ainda que de décimos, pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga pretendida.

O MEC, no entanto, vai disponibilizar aos estudantes a consulta de bolsas do Prouni, uma vez que se trata apenas de uma informação. Com isso, a consulta das mais de 251 mil bolsas relativas ao processo seletivo 1/2020 já está aberta.