DINHEIRO: saque de Fgts para pessoas com 60 anos

Lei vai facilitar vida d e idosos brasileiros

O Projeto de Lei 5312/19 permite a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) quando o trabalhador tiver 60 anos ou mais.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei do FGTS, que permite o saque aos 70 anos.

“Consideramos que essa regra não é adequada, pois, muitas vezes, o trabalhador não consegue se aposentar antes de atingir tal idade e, portanto, não pode utilizar seus recursos depositados no FGTS”, afirma a deputada Flávia Arruda (PL-DF), autora do projeto.

Ela lembra que o Estatuto do Idosoconsidera idosas as pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Maranhão poderá se beneficiar em convênio de 1 bilhão com o BRB

Governadores do Consórcio Brasil Central durante encontro na capital maranhense

Os governadores do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins Distrito Federal e Rondônia se reuniram em São Luís, durante dois dias, no 21º Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para Desenvolvimento do Brasil Central.

Durante o encontro foi anunciado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e, logo em seguida, assinado um convênio entre o Banco de Brasília (BRB) e o Consórcio Brasil Central no valor de R$ 1 bilhão. Pelo convênio o banco irá disponibilizar linhas de crédito em vários seguimentos com destaque para as áreas do agronegócio e indústria aos estados membros do consórcio.

“Estamos apresentando está plataforma de investimentos por meio do BRB, que desta forma assume seu caráter de banco regional. E muito em breve as empresas da região poderão contratar e ajudar no desenvolvimento de seus estados”, disse o governador do Distrito Federal.

Segundo explicações do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, após a assinatura do convênio o banco deverá abrir escritórios de negócios nos estados do Consórcio. Ele ressaltou ainda que o banco tem linhas de crédito competitivas que iniciação com 0,92%. E lembrou também que o crédito rural apresenta taxa de 5,95% ao ano.

Benefícios para o Maranhão

O Maranhão é membro efetivo do Consórcio Brasil Central desde 2017 e poderá se beneficiar com a assinatura do convênio com o BRB. Durante o Fórum realizado no Porto do Itaqui, nesta sexta-feira, 29, o governador Flávio Dino ressaltou a importância estratégica do porto maranhense para o desenvolvimento da região. “O Porto do Itaqui é um dos maiores portos públicos do país e pode contribuir com toda sua potencialidade para dar destino ao que produzimos”, disse o governador.

Ainda no encontro foram tratadas questões ambientais e lembrado que os estados vêm atuando de forma conjunta para a construção de um pensamento integrado e que represente a ideia de todos.

O estado de Goiás também faz parte do consórcio, mas o governador Ronaldo Caiado não participou do último encontro de 2019.

Estudantes viram deputados por um dia na Assembleia Legislativa do Maranhão

Estudantes vivenciam a rotina do parlamento estadual e praticam cidadania

A Assembleia Legislativa do Maranhão está recebendo nesta sexta-feira, 29, os 22 deputados estudantes selecionados para a nova edição do Parlamento Estudantil 2019. A solenidade de posse e a sessão acontecem a partir das 14h30, no Plenário Nagib Haickel, com a presença do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e de outros parlamentares. Durante o dia, os estudantes cumprem ainda uma agenda especial como parte do evento.

Os selecionados que residem no interior do Maranhão chegam em São Luís nesta quinta (28), dia que antecede o evento, e se juntarão aos demais jovens participantes da capital. Eles serão recepcionados por servidores do Cerimonial, da Consultoria Legislativa e da Comunicação. No mesmo dia, às 19h, funcionários da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e os consultores da Assembleia, Ana Elvira Bouéres e Aristides Lobão, se reúnem com os estudantes para dar boas-vindas e orientá-los sobre o decorrer da programação.

Na sexta, os alunos iniciam o dia realizando o cadastramento biométrico e, em seguida, às 8h30, assistem à palestra sobre Processo Legislativo, ministrada pelo consultor legislativo constitucional, Anderson Rocha. Às 9h30, os deputados estudantes começam a organizar as chapas para disputar a eleição da Mesa Diretora, e, às 10h30 visitam as instalações do Parlamento Estadual.

Seguindo o cronograma de atividades, os estudantes terão vivência com alguns deputados estaduais, às 13h30. A programação principal terá início às 14h, com a solenidade de abertura e posse dos deputados estudantes, seguida da eleição da Mesa Diretora, às 14h30.

Já a sessão plenária começa às 15h, momento em que os alunos vivenciam o rito do Legislativo Estadual, apresentam, debatem e votam nos projetos de leis, elaborados por eles mesmos, observando os problemas da sociedade e de acordo com a realidade dos maranhenses.

As proposições apresentadas pelos estudantes são voltadas, principalmente, para as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Cultura e Meio Ambiente. A deputada estudante Alexia Gonçalves, da cidade de Matinha, por exemplo, é autora de projeto de lei que propõe a criação de cotas em escolas públicas de nível médio. O deputado Pedro Henrique, do município de Grajaú, por sua vez, defende, em seu PL, a diminuição do desmatamento provocado pela criação de bovinos.

Exercício da cidadania

O Parlamento Estudantil é realizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de estimular entre os estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, promover o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

A qualificação de ‘deputado estudante’ será mantida por um ano. De acordo com o consultor geral da Assembleia, Aristides Lobão, o número de inscrições deste ano superou a edição anterior. “Foram 22 alunos selecionados de escolas públicas e privadas de todo o Maranhão dentre 116 inscritos no programa, um aumento de 35% em relação ao evento de 2018. . Antes da lista definitiva, 42 passaram pelo crivo da Seduc, conforme a execução técnica e conteúdo dos projetos”, informou.

Fonte: Agência Assembleia

Urnas de votação estão sendo testadas contra ataques eletrônicos

Teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da votação

O teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral. Desde a última segunda-feira, 25, foi iniciado o primeiro dia do Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação, quatro grupos de investigadores e um investigador individual começaram a executar seus planos de ataque à urna eletrônica

As primeiras horas do teste foram utilizadas basicamente para a preparação das estações de trabalho e o acesso dos participantes aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Pelo Maranhão, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gualter Gonçalves Lopes Junior está participando do processo.

O TPS 2019 foi aberto oficialmente pelo assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Elmano Amâncio que, representando a Comissão Reguladora, destacou a importância da participação popular no processo eleitoral brasileiro. “O TPS simboliza a participação e a contribuição da sociedade para o aprimoramento do nosso sistema eleitoral, ao buscar falhas ou vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação”, afirmou.

Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento prossegue até esta sexta-feira (29), no edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília das 9h às 18h, no 3º andar do edifício-sede do TSE e é aberto a todos os interessados em acompanhar os trabalhos, sem a necessidade de inscrição prévia. A íntegra da programação do TPS 2019 pode ser conferida na página do evento, no Portal do TSE.

Fonte: www.tre-ma.jus.br

Exame de DNA com material de parentes poderá confirmar paternidade

Deputada Margarete Coelho: “Ao direito de privacidade se sobrepõe o direito de reconhecimento do estado de filiação”

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal aprovou nesta quinta-feira (28), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3248/12, da ex-senadora Marisa Serrano, que permite o teste de paternidade a partir da coleta de DNA de parentes consanguíneos do investigado, quando o pai tiver morrido ou não puder ser localizado. A proposta segue para sanção presidencial, caso não haja recurso para votação no Plenário.

A aprovação do projeto foi recomendada pela relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI). “É razoável permitir que se estendam os testes genéticos para determinação da paternidade aos familiares do suposto pai, nas hipóteses de falecimento ou desaparecimento”, argumentou. “Ao direito de privacidade se sobrepõe o direito de reconhecimento do estado de filiação, que tem sérias repercussões na vida do registrado”, completou a deputada.

Presunção de paternidade
De acordo com o projeto, o juiz convocará para o exame, preferencialmente, os parentes de grau mais próximo. Se eles se recusarem a fazer o teste, o juiz poderá decidir pela presunção de paternidade, dependendo do contexto probatório.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento.