Maranhão poderá se beneficiar em convênio de 1 bilhão com o BRB

Governadores do Consórcio Brasil Central durante encontro na capital maranhense

Os governadores do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins Distrito Federal e Rondônia se reuniram em São Luís, durante dois dias, no 21º Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para Desenvolvimento do Brasil Central.

Durante o encontro foi anunciado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e, logo em seguida, assinado um convênio entre o Banco de Brasília (BRB) e o Consórcio Brasil Central no valor de R$ 1 bilhão. Pelo convênio o banco irá disponibilizar linhas de crédito em vários seguimentos com destaque para as áreas do agronegócio e indústria aos estados membros do consórcio.

“Estamos apresentando está plataforma de investimentos por meio do BRB, que desta forma assume seu caráter de banco regional. E muito em breve as empresas da região poderão contratar e ajudar no desenvolvimento de seus estados”, disse o governador do Distrito Federal.

Segundo explicações do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, após a assinatura do convênio o banco deverá abrir escritórios de negócios nos estados do Consórcio. Ele ressaltou ainda que o banco tem linhas de crédito competitivas que iniciação com 0,92%. E lembrou também que o crédito rural apresenta taxa de 5,95% ao ano.

Benefícios para o Maranhão

O Maranhão é membro efetivo do Consórcio Brasil Central desde 2017 e poderá se beneficiar com a assinatura do convênio com o BRB. Durante o Fórum realizado no Porto do Itaqui, nesta sexta-feira, 29, o governador Flávio Dino ressaltou a importância estratégica do porto maranhense para o desenvolvimento da região. “O Porto do Itaqui é um dos maiores portos públicos do país e pode contribuir com toda sua potencialidade para dar destino ao que produzimos”, disse o governador.

Ainda no encontro foram tratadas questões ambientais e lembrado que os estados vêm atuando de forma conjunta para a construção de um pensamento integrado e que represente a ideia de todos.

O estado de Goiás também faz parte do consórcio, mas o governador Ronaldo Caiado não participou do último encontro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.