Segue até esta sexta-feira (13) o período de matrículas dos candidatos aprovados no Seletivo 2023 para os cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A lista de convocados pode ser acessada no site, e os estudantes devem se matricular preferencialmente de forma presencial nos campi. Quem não puder comparecer também pode solicitar a matrícula pela internet, pela plataforma gov.br.
Matrículas presenciais
As matrículas presenciais estão sendo feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os candidatos devem ter em mãos toda a documentação exigida, que está descrita no edital de abertura e também em uma página no site do seletivo.
Se o candidato for menor de idade e não possuir contato com os pais ou outro responsável legal, a matrícula poderá ser feita por parente de até 3º grau que se apresente como responsável pelo estudante. Aqueles que tiverem de 16 a 18 anos de idade também podem assinar os documentos sozinhos, utilizando o entendimento legal de que são “relativamente capazes” e podem realizar atos que lhes tragam benefícios.
A matrícula também pode ser realizada por terceiros através de uma procuração simples – há um modelo disponível no Anexo X do edital de abertura.
Solicitação de matrícula on-line
Aqueles que optarem por solicitar a matrícula on-line poderão fazê-lo até as 18h do dia 13 de janeiro. É preciso criar uma conta na plataforma gov.br antes de iniciar o procedimento. O link de acesso para a solicitação de matrícula está disponível no site.
Os candidatos deverão preencher o formulário de matrícula e anexar todos os documentos em formato PDF ou imagem, com tamanho máximo de 2 megabytes.
Se os documentos estiverem em conformidade com as normas, o candidato receberá um e-mail informando a validação da matrícula. Se houver alguma documentação incompleta ou incorreta, o candidato receberá um e-mail informando o que precisa ser corrigido no sistema. As pendências devem ser resolvidas ainda dentro do prazo de matrículas, senão o estudante perde o direito à vaga.
Seletivo Técnico 2023
Nesta edição do seletivo, foram ofertadas 6.513 vagas em 29 campi localizados em todas as regiões do estado. Houve um total de 23.969 inscritos. A prova foi aplicada no último dia 27 de novembro em 67 escolas, mobilizando uma equipe de mais de 2 mil servidores e colaboradores externos.