“Estagiário Ostentação” é investigado por aplicar golpe com cartão do CREA

Além de viagens turísticas, o suspeito teria gasto dinheiro com bebidas caras

Um jovem de 23 anos é alvo de investigação da Polícia Civil do Distrito Federal por suspeita de usar dados de um cartão de crédito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-DF) para pagar compras pela internet, viagem, noitadas, bebidas caras, delivery de comida e sua mensalidade na academia. De acordo com reportagem do Estado de Minas, Lucas Pereira de Figueiredo atuava como estagiário na área de tecnologia da informação e teria copiado o número, a data de validade, o nome completo e o código de segurança.

A investigação foi realizada pela 5ª DP (Área Central). O jovem teria se aproveitado do fato de ter trânsito livre em vários setores do Crea para ter acesso aos dados. Lucas cursa o 3º semestre de análise e desenvolvimento e trabalhou no conselho de 23 de novembro de 2020 a agosto deste ano. De acordo com a Polícia Civil, ele teria furtado também tíquetes de vale-transporte de faxineiras.

Informações apuradas pelos investigadores são de que o jovem chegou a gastar R$ 332 em uma garrafa de uísque e que teria viajado para o Rio de Janeiro — fotos dele em pontos turísticos cariocas foram postadas em seu perfil numa rede social. Com isso, Lucas ficou conhecido pelo apelido de “estagiário ostentação”.

O suspeito também teria bancado, com o cartão do Crea, passeios de bicicleta e o financiamento da criação do próprio site. À polícia, Lucas confessou ter furtado seis notebooks do conselho. Os equipamentos teriam sido vendidos em “feiras do rolo” realizadas em Ceilândia e Taguatinga. O dinheiro teria sido usado em compras de roupas de grifes e viagens.

O que diz o Crea-DF

Após a notícia sobre a investigação se tornar pública, o Crea divulgou uma nota afirmando que “tomou todas as providências necessárias para solucionar o caso, sendo de sua autoria o pedido de abertura de ocorrência policial”:

“Em razão das notícias veiculadas por diversos meios de comunicação sobre os fatos ocorridos no Crea-DF, vinculados a atuação de ex-estagiário do Conselho, esclarecemos que:

1. Quanto ao uso indevido de cartão do Conselho, o Crea-DF não tem cartão corporativo, mas sim um cartão de pagamento (débito/crédito) de pequenas despesas e pequenos valores, mediante suprimento de fundos, para o pronto atendimento de despesas pontuais. Um destes cartões foi utilizado em compras indevidas na internet e o valor foi restituído tão logo a comunicação do Crea-DF ao Banco.

2. Infelizmente, estamos sujeitos a este tipo de comportamento e subtração. Entretanto, assim que foi identificada a ocorrência de fatos atípicos, imediatamente, foi instaurado processo administrativo interno para a apuração das ocorrências, com uma comissão de sindicância e o seu resultado foi levado a conhecimento da polícia para averiguação. O Crea-DF tomou todas as providências necessárias para solucionar o caso, sendo de sua autoria o pedido de abertura de ocorrência policial.

Veja matéria na integra em jornal extra, ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.