Com votos contrários governo aprova empréstimo de 1,9 bilhão de reais

Deputado Fernando Braide foi protagonista no dia de trabalho na Assembleia Legisltiva

A sessão ordinária prevista para iniciar às 9h30 da manhã desta quarta-feira teve um fato inusitado. O deputado Fernando Braide chegou dentro do horário regimental e como não havia chegado a quantidade suficiente de parlamentares para a abertura da sessão, como prever o regimento da casa, Braide abriu e fechou a sessão ordinária. Quando os demais deputados chegaram ao plenário começou a confusão. O que fazer? após mais de uma hora de consulta, houve o entendimento de que a sessão poderia ser aberta de maneira extraordinária.

Como prevê o regimento interno da Casa do Povo, sessão extraordinária é destinada exclusivamente à discussão e votação das matérias constantes da Ordem do Dia e por isso logo foi iniciada a análise do Projeto de Lei de iniciativa do governo que pleiteava empréstimo de 1,9 bilhão de reais.

O próprio deputado Fernando Braide foi o primeiro parlamentar a fazer usou da tribuna e justificou o voto contrário ao PL alegando pouca informação. Logo em seguida, o deputado Rodrigo Lago se posicionou favorável ao projeto, mas fez ponderações com destaque para as contas públicas e preocupação com o endividamento do estado. Já o deputado Othelino Neto fez questionamentos sobre o empréstimo e se posicionou contrário falando em “oçadamento” na votação.

O deputado Roberto Costa foi outro parlamentar a se manifestar sobre o PL do governo do estado. Ele lembrou que o projeto segue o mesmo trâmite que todos os outros pedidos de empréstimos que chegaram à ALEMA. O deputado Wellington do Curso declarou que nos últimos 10 anos tem votado contra empréstimos porque o modelo de gestão está equivocado. Assim, anunciou voto contrário.

O deputado Neto Evangelista, líder do governo no parlamento, justificou a necessidade do empréstimo ressaltando que desde a pandemia da Covid, não só Maranhão, mas todos os estados brasileiros vêm sofrendo com problemas financeiros e encaminhou o voto favorável.  Quando aberto para votação, o Projeto de Lei foi aprovado por 38 votos favoráveis, 3 contrários (Fernando Braide, Othelino Neto e Wellington do Curso), e uma abstenção, do deputado Dr. Yglésio.

Por conta do feriado da Semana Santa, a Assembleia Legislativa voltará a ser reunir somente na próxima terça-feira, em sessão ordinária, com início previsto para às 9h30 da manhã.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.