“Só a luta muda a vida”. Após 30 anos Marco Silva volta ao PT

Marco Silva foi figura histórica na política partidária no MAranhão

Por Marco Silva

Logo que anunciei o meu pedido de filiação ao PT passei a ser indagado se seria candidato nas eleições de 2024 e até estimulado por alguns.

Embora seja legítimo que os ativistas políticos se filiei a partidos com o objetivo de serem candidatos. Pois, quero deixar claro, a todos, todas e todxs, que o meu pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), em hipótese alguma, possui interesses em disponibilizar meu nome para disputas eleitorais a quaisquer cargos.

Terei prazer em ajudar o PT nas eleições de 2024 juntamente com a Federação Brasil da Esperança a eleger vereadores, vices e prefeitos. Pois o fortalecimento institucional do PT e da esquerda é importante para o avanço das políticas públicas e sociais e a garantia da democracia.

Agora a minha motivação para retornar ao PT, após ter deixado o partido há mais de 30 anos é no sentido de reconhecer que o PT é a organização onde reúne-se às melhores condições para a defesa e o fortalecimento da luta pela universalização do saneamento básico com financiamento público e o controle social.

Outro aspecto é a pluralidade de concepções no campo classista existentes no interior do PT. O que leva a um maior vigor no debate político sobre os rumos em que a classe trabalhadora deve seguir na construção de um caminho que assegure o bem-estar social e a proteção do meio ambiente.

A defesa do avanço das políticas públicas e a assistência social aos que dela necessitam como uma base para o desenvolvimento econômico nacional e a construção dos trilhos que conduzirão o Brasil para o socialismo é um desafio que precisa mover a militância de esquerda e socialista.

Quero colaborar com o fortalecimento do governo Lula e a liquidação total do neofascismo brasileiro, hoje representado pelo bolsonarismo. Tal tarefa exige a manutenção da frente ampla no governo. No entanto, se faz necessário fortalecer as organizações da classe trabalhadora na luta em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e por uma nova ordem societária, sem explorados e nem oprimidos.

Aqui no Maranhão os desafios para o PT são gigantescos. Pois manter a luta para que o governo de Carlos Brandão possa avançar para a construção de estruturas de participação popular visando impor práticas de governos que contribua para a eliminação da pobreza extrema, a garantia do acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao conjunto da população residente nos municípios maranhenses. Além claro que o avanço contínuo das melhorias na educação e redução das enfermidades, assegurando a saúde pública para todos que necessitam.

Meu desejo é colocar à disposição do PT um ativista social e político com uma história de vida dedicada à luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, do meio ambiente e do socialismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.