Começa nova testagem para saber os rumos da covid-19 no estado

Morador da Vila Luizão realizando coleta de sangue para o Inquérito Sorológico

Nesta segunda etapa do inquérito sorológico realizado no Maranhão 5.100 pessoas em 66 municípios do estado serão testadas. A atividade teve início na Região Metropolitana pelo bairro Vila Luizão. Na rua 19, a Rosa Maria recebeu os técnicos da secretaria de saúde. Na residência moram 5 pessoas e foi feito um sorteio para realização do exame. O escolhido foi o David, sobrinho da Rosa. Ele tem 20 anos. E todos os familiares tiveram os sintomas da Covid-19, mas não realizaram exames. “Fazer o exame custa muito caro, por isso não fizemos. Mas todos nos tivemos sintomas como dor de cabeça, febre, cansaço. Por isso acredito que tivemos a doença”, disse a moradora.

Mesmo sendo bastante importante para saber o rumo que a doença está tomando no estado e assim preparar ações de enfrentamento, em algumas casas, os moradores não aceitam fazer o teste. O chefe do setor de Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado, Lídio Gonçalves, observou que o inquérito deverá apontar de que forma a flexibilização de algumas atividades impactou na doença no Maranhão.

A expecativa é que até a primeira quinzena de novembro esteja concluído o inquérito. O resultado desta observação laboratorial ajudará a definir as medidas de prevenção e assistenciais a serem oferecidas pela gestão estadual no primeiro semestre de 2021. Como observou a coordenadora de campo do Inquérito sorológico, Léa Márcia Melo da Costa. “O inquérito sorológico é muito importante para sabermos da prevalência da Covid-19 no estado”, disse.

Na primeira fase do inquérito foram testadas 4.080 pessoas, distribuídas na região metropolitana e no interior. A avaliação do estudo demonstrou uma prevalência de 40% da população com anticorpos para a Covid-19. Somente nos municípios da Grande Ilha, essa preponderância registrou 38,9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.