Redes sociais deverão pagar direitos autorais a veículos de imprensa

Proposta está em discussão em Brasília

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPMI das Fake News, apresentou um projeto de lei que propõe que redes sociais e outros grandes portais e aplicativos agregadores de notícias tenham que pagar direitos autorais aos veículos de imprensa que tiverem reportagens publicadas nestas plataformas.

Na justificativa do projeto de lei, o senador argumenta que “gigantes da tecnologia têm se utilizado de notícias produzidas por veículos de comunicação, sem que estes sejam remunerados para isso”. “Grandes portais agregadores de notícias e redes sociais lucram alto com a venda de publicidade, sendo que esses valores não chegam aos produtores de conteúdo”, diz.

A proposta inclui na lei de direitos autorais um novo artigo contendo a previsão desse pagamento. Pelo texto, o titular de direitos de publicação de imprensa colocada à disposição do público na internet poderá notificar o provedor de aplicações de internet, requerendo a remuneração “quando o provedor de aplicações de internet exercer essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos em território nacional”.

Confira matéria completa em congresso em foco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.