Garoto de apenas 8 anos passa 87 dias internado com Covid-19

O pequeno Matheus de 8 anos passou 87 dias internado em razão de complicações com  a Covid

Foram necessários poucos dias para a vida da família Oliveira virar de cabeça para baixo em dezembro de 2020. Em um curto período o pequeno Matheus, com 8 anos na época, passou de uma leve coceira na garganta para 70% do pulmão comprometido pela Covid-19. Matheus só foi salvo após uma grande operação que comoveu todo o país: de helicóptero ele foi levado até a capital do Rio para ser internado em um hospital pediátrico da rede municipal de Saúde. Hoje Matheus está recuperado, ainda trata algumas sequelas da doença e a família vive a expectativa de enfim poder vacina-lo contra o coronavírus.

A família de Matheus é de São José de Ubá, uma pequena cidade de sete mil habitantes e que fica a 290 km da cidade do Rio. A operação para levar o menino a capital envolveu diversos órgãos. Organizada pela secretaria estadual de Saúde, parte do transporte foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a aeronave utilizada foi da Marinha — que voou embaixo de chuva para levar o garoto ao Rio.

A prefeitura de São José de Ubá ainda não possui uma calendário para imunização das crianças, mas Delmar Oliveira, pai de Matheus, garante que assim que for possível levará o garoto para se vacinar contra a Covid-19.

Só quem passa na pela para saber o que é. O certo é vacinar todo mundo.

” Só quem passa na pela para saber o que é. O certo é vacinar todo mundo. Graças a Deus começará agora para as crianças e no primeiro dia que tiver disponível vamos lá certamente. A vacina será muito importante. O pai e a mãe não quer que o filho pegue, mas estando vacinados você tem uma proteção e o risco é menor que não ter se vacinado. Tenho pessoas na família e conhecidos que são contrários a vacina. Se tem uma forma de proteção, por quê você não tomar?”, diz Delmar Oliveira, pai de Matheus.

Não sairá da memória de seu Delmar os 87 dias de angústia em que o filho passou na UTI do Hospital Municipal Jesus, referencia para pediatria em todo o estado do Rio. Em quase três meses na ala de cuidados intensivos, Matheus foi intubado quatro vezes, além de realizar uma traqueostomia — procedimento considerado invasivo e só feito em casos de extrema necessidade. Ao todo, o menino ficou quatro meses internado e teve alta em abril de 2021.

“Ele ficou 37 dias totalmente isolado por causa da Covid. Foram quatro vezes que ele saiu da intubação e voltou de novo. O máximo que ele ficou nesse tempo sem precisar do respirador foram só quatro dias. Restava ter fé e o pensamento positivo. Só quem passa sabe. A gente chega no hospital, vê pai e mãe desesperados por perder o filho e eu com o meu internado lá. Imagina o que passa pela cabeça da gente”, relembra Delmar, que só conseguiu ter um pouco de alívio quando Matheus saiu da UTI.

Tratamento de sequelas

Já em casa, Matheus continua com o acompanhamento médico com pneumologista e já realizou diversos exames de acompanhamento da sua saúde após a alta médica: ressonância magnética, tomografias e também realiza um trabalho de fisioterapia. Segundo o pai, o menino não recorda de todos os momentos do tratamento no hospital, mas Delmar conta que Matheus sempre se emociona ao lembrar, principalmente, dos dias que ficou acordado consciente na UTI.

Leia matéria completa em Extra.globo.com ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.