Maranhão vai ter feriado antecipado já na próxima semana

Leitos de UTI estão ficando cada vez mais escassos no estado para pacientes com covid 19

O decreto governamental com medidas restritivas foi prorrogado por mais uma semana e vai até o próximo dia 28 de março. Além disso, o governador Flávio Dino anunciou novas medidas para conter o avanço do coronavírus no estado. Entre elas estão: Antecipação do feriado de 28/07 quando é celebrado Adesão do Maranhão à Independência do Brasil para a próxima sexta-feira, dia 26/03; Sábado e domingo. A partir da próxima segunda feira, dia 22 até dia 28 estão suspensas as cirurgias eletivas. Objetivo é manter o estoque de medicamentos na rede estadual, principalmente anestésicos. Construção civil só poderá funcionar das 7 às 16 h. A intenção é diminuir as aglomerações no transporte público. As academias só poderão funcionar com 50% da ocupação total. O mesmo acontece com os supermercados, que só poderão atender uma pessoa por família.

VACINAÇÃO

Ainda durante a coletiva o governador observou que segundo especialistas teremos mais 5 ou 6 semanas muito difíceis com o agravamento da pandemia e que neste momento suspender medidas restritivas seria um erro. Disse ainda que o governo federal errou em não contratar vacina em tempo hábil, porque está comprovado que vacinação faz a diferença citou os EUA e Israel e disse que o Maranhão recebeu até dia 18 de março recebeu 632 mil doses de vacinas por meio do Programa Nacional Imunização. 438 mil doses foram distribuídas aos municípios e deste total 341 mil doses foram aplicadas. Com isso, 194 cidades estão com vacinação acima de 70%. Flávio Dino ao falar da compra das 4,5 milhões de doses da vacina Russa Sputinik V pelo estado do Maranhão disse que “nada é mais importante para um governante sério que a vida das pessoas”.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

O governador destacou ainda que os casos continuam crescendo no estado mesmo em ritmo mais lento, porém a situação é delicada dos 232 leitos de UTI da rede estadual na Ilha, 95,26% estão ocupados, em Imperatriz não há mais vagas. A ocupação chegou a 100%. Mas voltou a falar que o Maranhão ainda é o estado com menos mortes por milhão de habitantes com 5.603 óbitos. “Pedimos compreensão e um gesto de fraternidade para que juntos possamos vencer essa quadra de sofrimento que o Brasil atravessa”, finalizou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.