O deputado Marcos Caldas (PTB) assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira, 27. O fato entra para a história do parlamento estadual por ser a primeira vez que um parlamentar maranhense é empossado por meio de uma videoconferência. Ele passa ocupar a vaga do deputado pastor Cavalcante que se licenciou por 120 dias
Caldas concorreu a uma vaga na Assembleia nas eleições de outubro de 2018 e obteve 27.322 votos totalizados (0,84% dos votos válidos) mas não foi eleito ficando na suplência. Seu partido integrava a coligação “Todos pelo Maranhão”, formada pelo PTB / PROS / PPS / PPL.
Como agora o Pastor Cavalcante (PROS), que foi eleito em 2018 com mais de 29 mil votos se afastou. Caldas volta ao parlamento maranhense. Nascido em Brejo, ele é um político experimentado. Ingressou na política em 2006 foi eleito deputado estadual e reeleito em três vezes. Marcos Caldas chegou inclusive a assumir o governo do Estado do Maranhão entre 5 e 15 de abril de 2012, em razão da licença da então governadora Roseana Sarney e do vice Washington Luiz Oliveira.
MOMENTO HISTÓRICO
Marcos Caldas foi empossado nesta sexta-feira, 27, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto por meio de uma videoconferência. É que o Poder Legislativo Estadual vem adotando sessões remotas virtuais para continuar os trabalhos parlamentares, mesmo diante do momento delicado pelo qual passa a saúde sanitária do país com a pandemia do novo coronavírus.
De casa, Caldas fez o juramento agradeceu familiares e correligionários e observou o momento delicado que passa o país. “É uma grande honra poder contribuir com o Maranhão neste momento tão difícil, mas temos um parlamento dedicado as nossas causas, as causas do Maranhão. Peço que as pessoas tenham calma porque vamos passar logo por isso.”