Uma parcela da população de São Luís parece não temer a contaminação pelo novo coronavirus, causador da Covid-19. Nem o número de mortes que a cada dia aumenta e a quantidade assustadora de de pessoas sendo infectadas a cada instante são capazes de freiar o ímpeto desta gente que insiste em se aglomerar pondo em risco a saúde de todos.
Uma prova disso é que na tarde desta terça-feira, 21, a Avenida Litorânea parecia que estava vivendo um dia comum de feriado. Muitas pessoas caminhando na calçada, fazendo exercícios físicos. Ciclistas pedalando tranquilamente. Parecem viver em outra realidade.
Muitas pessoas que seguem fazendo exercícios físicos ao ar livre justificam que fazem suas atividades “respeitando a distância de 1,5 metro de outras pessoas”. Porém, um estudo feito por pesquisadores europeus mostra que essa distância pode não ser o suficiente, já que o novo coronavírus pode ser transmitido por até 10 metros durante exercícios.
Próximo à Praça do Pescador muitos carros estacionados. Parecia que os bares estavam abertos. Mas não. Até um acidente foi registrado nesta terça. Um veículo colidiu e botou abaixo um dos postes da iluminação pública que ficam no canteiro central da avenida. Pelas informações de pessoas que transitavam por lá não ouve vítimas só danos materiais.
Fica o alerta: é preciso consciência ou iremos demorar, ainda mais, nesta luta contra o vírus que tem tirado a vida de muitas pessoas em todo mundo.