Foi publicada a portaria que autoriza a realização de um novo concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que proverá de 814 vagas. Documento foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10/4).
Conforme indicado no documento, as oportunidades foram divididas entre os seguintes cargos de nível superior: analista em ciência e tecnologia: 296 vagas; pesquisador: 253 vagas; e tecnologista: 265 vagas. Os salários são entre R$ 6.445,17 e R$ 11.002,42, mas podem superar os valores de acordo com a titulação do aprovado.
Conforme indicado no documento, as oportunidades foram divididas entre os seguintes cargos de nível superior:
- Analista em Ciência e Tecnologia: 296 vagas;
- Pesquisador: 253 vagas; e
- Tecnologista: 265 vagas.
Cabe destacar que a portaria ainda indica que o prazo para publicação do edital de abertura do concurso MCTI será de até seis meses (até o dia 10 de outubro), contado a partir da publicação do documento em diário.
De acordo com o próprio governo federal, o salário do servidor é composto pela soma do vencimento básico com a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (variável), além da retribuição por titulação.
Panorama do último concurso MCTI
O último certame para o MCTI foi realizado em 2012. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o certame foi destinado ao provimento de 551 vagas para os cargos de Analista em Tecnologia Pleno 1 (nível superior), Tecnologista Pleno 1 (nível superior) e Assistente em Ciência e Tecnologia (nível médio).
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva;
- Prova prática discursiva: nota técnica (cargos de nível superior);
- Prova prática discursiva: estudo de caso (cargos de nível superior);
- Prova prática discursiva: redação (nível médio); e
- Avaliação de títulos.