Uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que ocorre na comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, prendeu 16 criminosos na manhã desta quarta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, os presos negociaram a rendição após invadirem uma escola da região. Três fuzis, quatro pistolas e nove granadas também foram apreendidos. De acordo com as secretarias de Educação do estado e do município, as escolas da região não tiveram aulas.
A operação, de acordo com a PM, é para verificar o paradeiro e capturar criminosos de outros estados que estariam escondidos na região. Na incursão, criminosos fugiram para uma unidade de ensino, onde equipes do Bope negociaram a redição e efetuou as prisões.
Segundo o setor de inteligência da corporação, criminosos deram ordens “para que a população local se dirigisse à escola para evitar a retirada de criminosos do local. Houve necessidade de uso de equipamentos de menor potencial ofensivo para coibir princípio de distúrbio civil”, diz trecho da nota da PM. Até as 11h, as equipes também já tinham apreendido cinco rádios comunicadores e cerca de três quilos de maconha ao longo da operação.
De acordo com a Secretaria estadual de Educação, duas unidades da região não abriram nesta quarta-feira “por precaução”, para preservar a integridade de servidores e alunos, mas que o Ciep em que os criminosos foram presos é do município.