
Suspeitas sendo detidas pela policia
A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso, cumpriu, nesta quarta-feira (19), cinco mandados de prisões e sete mandados de busca e apreensões, expedidos pelo Juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos. As medidas foram cumpridas contra cinco mulheres acusadas de integrar uma quadrilha especializada na prática de crimes de estelionato.
INVESTIGAÇÃO
Segundo as investigações, o grupo possuía acesso privilegiado a informações de pacientes internados em um hospital de referência no tratamento de câncer na cidade de Teresina. Com esses dados, as criminosas entravam em contato com os familiares dos pacientes, solicitando valores que supostamente deveriam ser pagos para custear o tratamento.
Os familiares, após o contato, realizavam transferências para contas indicadas pelas criminosas.
Em entrevista à Rede Meio, o delegado Humberto Mácola, informou que foram informados por familiares de pacientes sobre o golpe, onde recebiam ligações de supostos médicos que seriam de um hospital de Teresina, onde pediam valores para exames e cirurgias.
O delegado disse que, de posse das informações, foi deflagrada a operação no estado do Mato Grosso para cumprimento de mandados de prisão e de buscas e apreensões. Contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas. E acrescentou, que o crime não era praticado só no Piauí, mas em hospitais de todo o país.
O delegado finalizou informando que, até o momento, cinco pessoas foram presas e que, conforme a investigação for avançando, e com o que for apreendido, as pessoas que tiveram prejuízo financeiro terão seus valores ressarcidos.
As investigações contaram com o apoio da 3ª Delegacia Seccional – Divisão 2 de Teresina, identificaram mais de cinco vítimas do golpe entre 2024 e 2025.
ALERTA DA POLÍCIA
A Polícia Civil alerta a população de que o empréstimo ou aluguel de contas bancárias a terceiros, com o intuito de receber valores monetários, pode acarretar responsabilidades de natureza cível e criminal.