Dança das cadeiras na Assembleia Legislativa

Edson Araújo, Kekê Teixeira e João Batista Segundo irão assumir mandatos na Assembleia

Com o resultado das urnas no último domingo, a composição da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) sofrerá mudanças. Deputados, eleitos ao cargo de prefeito, devem renunciar o mandato no parlamento estadual para assumir os executivos em seus municípios. O fato se dar porque neste caso não pode haver acumulação de cargos públicos (deputado e prefeito).

O deputado Roberto Costa (MDB) foi eleito prefeito em Bacabal. Ao deixar a cadeira na Assembleia Legislativa o suplente Kekê Teixeira (MDB) passar a ser deputado. Kekê é natural de Imperatriz. Ele é comerciante. Foi vereador e presidente da Câmara no município de Cidelândia. Nas eleições de 2022 para deputado obteve 18.436 votos

Outro parlamentar que deixará a ALEMA é o deputado Rafael (PSB). Ele foi eleito prefeito na cidade de Timon. A sua vaga no Legislativo estadual será ocupada por Edson Araújo (PSB). Natural de Recife (PE), foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010. Reeleito em 2014 e 2018.  Nas eleições de 2022 obteve 34.545 votos e ficou na suplência agora volta para o 4º mandato.

Quem também deixará a ALEMA é o deputado Juscelino Marreca (PRD). Ele se elegeu prefeito de Santa Luzia. Com isso, João Batista Segundo ocupará a cadeira de deputado. Natural de Pedreiras, Segundo é Empresário. Nas eleições de 2022 obteve 35.057 votos ficando na suplência. Detalhe é que nas eleições do último domingo, Segundo concorreu ao cargo de prefeito na cidade de Pinheiro ficando na segunda colocação.

Além dos três deputados, há ainda a possibilidade da entrada de um quarto nome. Trata-se do deputado Rildo Amaral (PP). Ele está na disputa pela prefeitura da Cidade de Imperatriz, que foi par o segundo turno, contra Mariana Carvalho (Republicanos). Caso ele vença a disputa no dia 27 de outubro quem assumirá a cadeira na Assembleia é o suplente Catulé Junior (PP). Ele já foi secretário de estado e nas eleições de 2022 obteve 34.487 votos.

As eleições municipais deverão ter reflexos, também, na composição da bancada federal do maranhão em Brasília. É que o Juscelino Filho que se elegeu deputado federal virou ministro das comunicações no governo Lula e com isso, o suplente, Dr. Benjamin assumiu a cadeira na Câmara Federal. Só que no último domingo Dr. Benjamin se elegeu prefeito em Açailândia e deverá renunciar o mandato de deputado. Com isso Ivan Júnior, o segundo suplente, será alçado ao cargo de deputado federal. Vale destacar que no último domingo, Ivan Júnior concorreu ao cargo de vereador na capital São Luís e saiu das urnas com 1.967 votos, não conseguido a eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.