O teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral. Desde a última segunda-feira, 25, foi iniciado o primeiro dia do Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação, quatro grupos de investigadores e um investigador individual começaram a executar seus planos de ataque à urna eletrônica
As primeiras horas do teste foram utilizadas basicamente para a preparação das estações de trabalho e o acesso dos participantes aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Pelo Maranhão, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gualter Gonçalves Lopes Junior está participando do processo.
O TPS 2019 foi aberto oficialmente pelo assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Elmano Amâncio que, representando a Comissão Reguladora, destacou a importância da participação popular no processo eleitoral brasileiro. “O TPS simboliza a participação e a contribuição da sociedade para o aprimoramento do nosso sistema eleitoral, ao buscar falhas ou vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação”, afirmou.
Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento prossegue até esta sexta-feira (29), no edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília das 9h às 18h, no 3º andar do edifício-sede do TSE e é aberto a todos os interessados em acompanhar os trabalhos, sem a necessidade de inscrição prévia. A íntegra da programação do TPS 2019 pode ser conferida na página do evento, no Portal do TSE.
Fonte: www.tre-ma.jus.br